quinta-feira, 10 de maio de 2018

TEATRO

O Cocheiro Henschell 


O Cocheiro Henschell (Führmann Henschell), é uma peça de teatro naturalista em cinco actos de 1898 do dramaturgo alemão Gerhart Hauptmann. Ao contrário da sua peça de 1892 Os Tecelões, Hauptmann centra-se na dimensão psicológica da história, ao invés de na social. E como na sua peça de 1902 Rose Bernd, esta apresenta o desaparecimento de uma pessoa comum que cai vítima de circunstâncias fora do seu controle. Como em muitos dos dramas de Hauptmann, este termina com o suicídio do seu personagem principal.

Malchen Henschel está se sentindo doente e pensa que pode morrer. Ela fala com Hanne, uma empregada ríspido. O marido entra, discutindo o seu negócio de cocheiro, acarretando mercadoria de um lado para outro. A Sra. Henschel tem ciúme quando descobre que o seu marido foi gentil ao apanhar o avental de Hanne. Se ela morrer, o que acontecerá com Gustel, a sua filha bebé?

Siebenhaar, proprietário de um hotel, incentiva-o a esquecer o seu voto para com a esposa morta. Agora, casada com Henschel, Hanne cai em si ao ver que com ele veio a sua filha, nascida fora do casamento devido ao seu irresponsável e bêbado pai, embora ela negue que a garota é dela. A morte de Gustel pode ser compensada pela chegada de Berthel. No lavatório público, vários homens resmungam sobre as mudanças no carácter de Henschel, desde o seu segundo casamento, culpando Hanne.

Hauffe, expulso de seu emprego por causa dela, sugere que Gustel pode ter sido envenenada por Hanne. Henschel está cada vez mais desanimado. Ao discutir os seus problemas de casamento com Siebenhaar, Henschel lembra a sua promessa quebrada. Henschel e a mulher retiram-se para passar a noite. Mas quando olha a sua figura silenciosa na cama, Siebenhaar diz a Hanne que o seu marido está morto.

Resultado de imagem para TEATRO ALEMAO


O Despertar da Primavera


O despertar da primavera (em alemão: Frühlings Erwachen) é a maior peça do dramaturgo alemão Frank Wedekind e um trabalho seminal da historia moderna do teatro. Foi escrito entre o outono de 1890 e a primavera de 1891, mas não recebeu a sua primeira atuação antes de 20 Novembro de 1906, quando foi premiado pela Deutsches Theater em Berlim sob a direção de Max Reinhardt. Esta levou o sub-título de tragédia infantil. A peça critica a sociedade alemã do fim do século XIX que possuía uma cultura que oprimia a sexualidade e é uma dramatização viva de fantasias eróticas. Como é obvio, a peça foi frequentemente censurada.

A sua primeira atuação em inglês foi no ano de 1917 na cidade de Nova Iorque. Nesta cidade a peça foi também ameaçada de censura.

A sua adaptação musical foi feita em off broadway em 2006 e movida para Broadway, onde ganhou 8 tony awards, incluindo o premio de melhor musical.

No Brasil, o musical surgiu por ação de Charles Möeller e Claudio Botelho, no Rio de Janeiro, em 21 de Agosto de 2009.
🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎

The Coach Henschell


Coach Henschell (Führmann Henschell), is a naturalist play in five acts of 1898 of the German playwright Gerhart Hauptmann. Unlike its piece of 1892 The Weavers, Hauptmann focuses on the psychological dimension of history, instead of social. [2] And as in her 1902 play Rose Bernd, this one features the disappearance of an ordinary person who falls victim to circumstances beyond his control. As in many of Hauptmann's dramas, it ends with the suicide of his main character.

Malchen Henschel is feeling sick and thinks he might die. She talks to Hanne, a harsh maid. The husband enters, discussing his coachman business, carrying merchandise from one side to another. Mrs. Henschel is jealous when she learns that her husband was kind when he picked up Hanne's apron. If she dies, what will happen to Gustel, her baby daughter?

Siebenhaar, the owner of a hotel, encourages him to forget his vow to his dead wife. Now, married to Henschel, Hanne falls to herself to see that with it came her daughter, born out of wedlock because of her irresponsible and drunk father, although she denies that the girl is hers. Gustel's death can be offset by Berthel's arrival. In the public lavatory, several men grumble about the changes in Henschel's character since his second marriage, blaming Hanne.

Hauffe, expelled from his job because of her, suggests that Gustel may have been poisoned by Hanne. Henschel is getting more and more discouraged. In discussing his marriage problems with Siebenhaar, Henschel remembers his broken promise. Henschel and the woman leave for the night. But when he looks at her silent figure in bed, Siebenhaar tells Hanne that her husband is dead.

The Spring Awakening


The awakening of spring (in German: Frühlings Erwachen) is the greater part of the German playwright Frank Wedekind and a seminal work of the modern history of the theater. It was written between the fall of 1890 and the spring of 1891, but did not receive its first performance before 20 November 1906, when it was awarded by the Deutsches Theater in Berlin under the direction of Max Reinhardt. This took the subtitle of The tragedy infantile. The play criticizes German society of the late nineteenth century who possessed a culture that oppressed sexuality and is a living dramatization of erotic fantasies. Of course, the play was often censored.

His first performance in English was in 1917 in New York City. In this city the play was also threatened with censorship.

His musical adaptation was off-Broadway in 2006 and moved to Broadway, where he won 8 tony awards, including the award for best musical.

In Brazil, the musical appeared by action of Charles Möeller and Claudio Botelho, in Rio de Janeiro, on August 21, 2009.
🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎

El entrenador Henschell


El entrenador Henschell (Führmann Henschell), es una obra naturalista en cinco actos de 1898 del dramaturgo alemán Gerhart Hauptmann. A diferencia de su parte de 1892 The Weavers, Hauptmann se centra en la dimensión psicológica de la historia, en lugar de social. [2] Y como en su obra de 1902 Rose Bernd, esta presenta la desaparición de una persona común que cae víctima de circunstancias fuera de su control. Como en muchos de los dramas de Hauptmann, termina con el suicidio de su personaje principal.

Malchen Henschel se siente enfermo y cree que podría morir. Ella habla con Hanne, con una criada dura. El marido entra, hablando de su negocio de cochero, llevando mercadería de un lado a otro. La Sra. Henschel está celosa cuando se enteró de que su marido era amable cuando recogí el delantal de Hanne. Si ella muere, ¿qué le sucederá a Gustel, su hija?

Siebenhaar, el dueño de un hotel, lo alienta a olvidar su promesa a su esposa muerta. Ahora, casada con Henschel, Hanne se enamora de su hija, nacida fuera del matrimonio debido a su padre irresponsable y borracho, aunque niega que la niña sea suya. La muerte de Gustel puede ser compensada por la llegada de Berthel. En el baño público, varios hombres se quejan de los cambios en el carácter de Henschel desde su segundo matrimonio, culpando a Hanne.

Hauffe, expulsado de su trabajo por su culpa, sugiere que Gustel pudo haber sido envenenada por Hanne. Henschel se desanima cada vez más. Al hablar de sus problemas matrimoniales con Siebenhaar, Henschel recuerda su promesa incumplida. Henschel y la mujer se van a pasar la noche. Pero cuando mira a su figura silenciosa en la cama, Siebenhaar le dice a Hanne que su marido está muerto.

El despertar de la primavera


El despertar de la primavera (en alemán: Frühlings Erwachen) es la mayor parte del dramaturgo alemán Frank Wedekind y una obra fundamental de la historia moderna del teatro. Fue escrito entre el otoño de 1890 y la primavera de 1891, pero no recibió su primera actuación antes del 20 de noviembre de 1906, cuando fue otorgado por el Deutsches Theater de Berlín bajo la dirección de Max Reinhardt. Esto tomó el subtítulo de La tragedia infantil. La obra critica a la sociedad alemana de fines del siglo XIX que poseía una cultura que oprimía la sexualidad y es una dramatización viviente de las fantasías eróticas. Por supuesto, la obra a menudo fue censurada.

Su primera actuación en inglés fue en 1917 en la ciudad de Nueva York. En esta ciudad, la obra también fue amenazada con la censura.

Su adaptación musical fue en Broadway en 2006 y se mudó a Broadway, donde ganó 8 premios Tony, incluido el premio al mejor musical.

En Brasil, el musical apareció por acción de Charles Möeller y Claudio Botelho, en Río de Janeiro, el 21 de agosto de 2009.

FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário